Prezados colegas, sou graduando do curso em extinção de Filosofia da Unitau. Esses “escritos” seguintes têm a pretensão de significar a importância da filosofia no meio acadêmico. O mundo que articulo, é o mundo acadêmico, a filosofia ao qual me refiro, não é o filosofismo popular ou o psicologismo de vivências. Falo de uma filosofia rigorosa, de extrema seriedade em relação à linguagem e à procedência das ciências. Uma filosofia preocupada com o universo
Todos aqui lutamos pelo mesmo objetivo, que é ser professor, e seja na história, na letras, na geografia ou na pedagogia, lidamos com juízos filosóficos o tempo todo. Conceitos que permanecem esquecidos ou referidos com desdém. Pois essas considerações filosóficas, na maioria das vezes, é o alicerce para os diversos tipos de conhecimentos.
Ser educador é uma arte de sublime responsabilidade, por isso devemos fazer com que isso seja feito com prazer. A busca de estruturas filosóficas em diversas áreas do conhecimento nos proporciona um esclarecimento pormenorizado das ciências ou de qualquer outro objeto. A partir dessa procura essencial do conhecimento, o interesse desenvolve-se de forma natural, produzindo um prazer-intelectual. Encanto esse que devemos unir com a opção que fizemos na docência para logo alcançarmos níveis mais altos dentro de nós mesmo, engendrando uma auto-satisfação.
Os caminhos filosóficos provocam a verificação detalhada dos objetos pretendidos e interesse na pesquisa, revelando o que realmente é o universo acadêmico. Essa rigorosidade da filosofia nos torna prudente em relação aos nossos propósitos, guiando para novos mundos, dentro e fora da universidade.
Quero dizer, é que existe uma necessidade da filosofia na trajetória da pesquisa, e, nos primeiros anos da graduação, isso é insensível aos nossos olhos. Logo, o que ainda resta da filosofia na Universidade, é de extrema qualidade. Então, colegas Historiadores, Geógrafos e futuros professores em geral, aproveitem para dividir essa experiência filosófica durante esses anos de faculdade, pois tenho a plena confiança que vai ser de ampla serventia, para a vida e para o profissional. Não deixem essa busca de conhecimentos filosóficos para depois, simplesmente porque a agora é o momento certo para essa primeira relação com a filosofia, pois agora tende a ser natural. Mais tarde será por imposição e acabará se tornado intricado. Participem das aulas, dos núcleos de pesquisa, dos ciclos de palestras que acontecem durante o ano. Enfim, deixem a filosofia incutir em seus cursos e em suas reflexões, instituindo assim uma comunidade acadêmica, uma comunidade científica de estudantes em busca de conhecimento. Pura sabedoria desinteressada.
Alécio Marinho de Brito Junior
Todos aqui lutamos pelo mesmo objetivo, que é ser professor, e seja na história, na letras, na geografia ou na pedagogia, lidamos com juízos filosóficos o tempo todo. Conceitos que permanecem esquecidos ou referidos com desdém. Pois essas considerações filosóficas, na maioria das vezes, é o alicerce para os diversos tipos de conhecimentos.
Ser educador é uma arte de sublime responsabilidade, por isso devemos fazer com que isso seja feito com prazer. A busca de estruturas filosóficas em diversas áreas do conhecimento nos proporciona um esclarecimento pormenorizado das ciências ou de qualquer outro objeto. A partir dessa procura essencial do conhecimento, o interesse desenvolve-se de forma natural, produzindo um prazer-intelectual. Encanto esse que devemos unir com a opção que fizemos na docência para logo alcançarmos níveis mais altos dentro de nós mesmo, engendrando uma auto-satisfação.
Os caminhos filosóficos provocam a verificação detalhada dos objetos pretendidos e interesse na pesquisa, revelando o que realmente é o universo acadêmico. Essa rigorosidade da filosofia nos torna prudente em relação aos nossos propósitos, guiando para novos mundos, dentro e fora da universidade.
Quero dizer, é que existe uma necessidade da filosofia na trajetória da pesquisa, e, nos primeiros anos da graduação, isso é insensível aos nossos olhos. Logo, o que ainda resta da filosofia na Universidade, é de extrema qualidade. Então, colegas Historiadores, Geógrafos e futuros professores em geral, aproveitem para dividir essa experiência filosófica durante esses anos de faculdade, pois tenho a plena confiança que vai ser de ampla serventia, para a vida e para o profissional. Não deixem essa busca de conhecimentos filosóficos para depois, simplesmente porque a agora é o momento certo para essa primeira relação com a filosofia, pois agora tende a ser natural. Mais tarde será por imposição e acabará se tornado intricado. Participem das aulas, dos núcleos de pesquisa, dos ciclos de palestras que acontecem durante o ano. Enfim, deixem a filosofia incutir em seus cursos e em suas reflexões, instituindo assim uma comunidade acadêmica, uma comunidade científica de estudantes em busca de conhecimento. Pura sabedoria desinteressada.
Alécio Marinho de Brito Junior
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